Escrita Literária

Escrita _ 270h

Horário : 2ª, 4ª, 6ª | 20h-23h

16 participantes (mín. 8)

DATAS

Out/Nov 2013 a Julho 2014

Inscrições abertas até final de Novembro

PÚBLICO ALVO

Estudantes de Letras e/ou Humanidades ou interessados no desenvolvimento e criação literária.

OBJECTIVOS

Formar escritores nos principais géneros literários com uma abordagem e perspectiva de mercado.

CONTEÚDOS

TÉCNICAS LITERÁRIAS (36 horas)

Ideias, conceitos e pontos de partida. Técnicas para iniciar o processo de escrita. Pesquisa. A criação de uma rotina de escrita.
A forma e o estilo. Construção de personagens: Função, objectivo, desejo, características contrastantes, consistência e mudança.
Acção: Exposição versus sugestão. Escrita na terceira pessoa e na primeira pessoa. Construção narrativa: Arco literário e pontos de mudança. A questão dramática principal: o porquê subjectivo e metafórico de uma
narrativa. O processo de estruturar narrativas.
Narrativas secundárias. Pontos de vista. Ferramentas para a descrição. Diálogo: diálogo literário e diálogo real.
Texto e subtexto no diálogo. A relação de construção mútua entre diálogo e personagem. Ritmo e tom. Locais e tempos da narrativa e a sua relação com os elementos anteriores.
Tipos de voz na escrita. Vocabulário usado. Temática: a relação da temática com todos os elementos da narrativa.
O processo de revisão. Análise de textos. Exercícios de escrita para cada um dos elementos de uma narrativa.

GÉNEROS LITERÁRIOS (27 horas)

Breve descrição dos principais movimentos na literatura clássica e contemporânea.
Reconhecimento das características formais e estilísticas dos diferentes géneros literários.
Leitura e análise de textos de diferentes géneros.
Prática com exercícios de escrita de pequenos textos em géneros diferentes.
Os géneros literários: Drama, Humor, Histórico, Fantástico, Policial, Biográfico, Crónica, Infantil.
As temáticas recorrentes nos géneros.

CONTO (33 horas)

Leitura e análise de contos de vários autores. As antologias. A compressão narrativa no conto.
A adaptação dos arcos narrativos e pontos de mudança ao espaço do conto.
Contenção e escolha dos elementos a utilizar.
Desconstrução de um conto em todos os seus elementos.
Preparação, apresentação e discussão de projecto de escrita de conto.
Exercício de escrita e de revisão de um conto. Exercício de proposta e apresentação de resumo da adaptação do conto a romance.

INFANTIL (33 horas)

Conhecer o público-alvo e literatura infanto-juvenil.
Análise de exemplos.
O perigo da moralidade disfarçada.
A metáfora na escrita para crianças.
Construção de textos metafóricos a partir de um assunto que se pretende abordar.

O balanço do texto. Construção de textos com repetições e formas circulares.
A lengalenga e o gosto pela repetição na escrita para crianças – exercícios.
A aventura e o fantástico.
As funções de cada personagem e a construção de um romance juvenil.
Elaborar um mapa de história e construir o texto a partir dele. Tratamento do enredo, das personagens e sua caracterização. A caracterização diluída – exemplos e exercícios.
Caracterizar personagens segundo a sua importância na história. Momentos de viragem.
Os objectos e os animais como personagens.
Exercício de escrita e revisão de um conto infantil.

VIAGENS (33 horas)

Géneros de escrita de viagens.
A preparação para a escrita: escolha dos locais,
pesquisa e contexto.
Abordagem literária e temática à viagem.
Planificação. Organização de tempo. Previsão de
problemas e dificuldades. A pesquisa no local.
As ferramentas de viagem: blocos, gravadores,
máquinas fotográficas, portáteis, etc. O processo diário
de escrita durante a viagem. Estruturação do texto
literário de viagem. O viajante como personagem.
A importância da descrição: usando todos os sentidos.
Construção de narrativa com os elementos recolhidos:
os actos na escrita de viagem.
As transições durante a narrativa.
As “personagens reais”.
O diálogo entre narrador e “personagens”.
Mercados e edição da escrita de viagens.
Recursos para o viajante.
Exercício de escrita de viagens.

FANTÁSTICO (27 horas)

Introdução aos géneros do fantástico: Fantasia, Horror e Ficção Científica. Principais nomes clássicos e contemporâneos do fantástico.
Análise de passagens de textos de fantástico.
O desenho e construção de universos alternativos: a criação de mundos e personagens imaginários. A consistência.
Ficção Científica: Análise: Isaac Asimov e Philip K Dick.
A análise do passado e presente para a previsão do futuro na ficção científica.
A importância da ciência e tecnologia na FC.
As metáforas na FC.
O Sobrenatural: Análise: Isaac Asimov e Philip K Dick.
A análise do passado e presente para a previsão do futuro na ficção científica. A importância da ciência e tecnologia na FC. As metáforas na FC.

O Sobrenatural: Análise: HP Lovecraft e Edgar Alan Poe.
A significação narrativa dos elementos sobrenaturais. A projecção dos medos ao mundo real.
A estrutura dos actos no horror.
A construção e gestão do suspense.
A sugestão versus a exposição.
Fantasia: Análise: J.R.R. Tolkien e J.K. Rowlings.
Os universos da fantasia. Elementos comuns nos livros de fantasia. A viagem do herói. Simbolismo nos mundos e personagens fantásticos.
Exercícios de construção de pequenos textos nos géneros Ficção Científica, Horror e Fantasia.
Exercício de escrita e revisão de conto num dos três géneros à escolha.

EDIÇÃO E PROMOÇÃO (21 horas)

Breve análise do mercado editorial e livreiro nacional.
Compreender o mercado da edição: a relação entre escritor e editor.
A sugestão e a reescrita.
Posicionar um livro: género, título, público-alvo.
O processo de submissão de um manuscrito aos editores. A construção de uma boa sinopse e carta de apresentação do manuscrito.
Construir e estruturar um bom pitching.
Encontrar o ângulo de venda e promoção de uma narrativa.
Contratos, direitos de autor, agentes, publicação de autor. Críticas, revistas e jornais literários.
Concursos e feiras. O livro como um produto.
O mercado e a promoção de livros.
Os vários veículos de distribuição e promoção.
Exercícios de construção de pitching e de edição para um dos contos criados nos módulos anteriores.

ROMANCE (60 horas)

Da ideia original ao tratamento dessa ideia.
Desenvolvimento do plot / enredo.
O parágrafo inicial e os plot points ao longo do enredo.
Armadilhas, ganchos, flashbacks e outras técnicas.
Divisão de um romance em três actos: o significado de cada acto. Os momentos fundamentais: crise inicial, desenvolvimento, clímax e resolução.
A revelação das personagens.
As cinco componentes do romance: descrição, diálogo, acção, pensamento e exposição. Anatomia de uma cena: construção do mundo narrativo. Exposição versus informação e narrativa versus diálogo. Reescrita.
O módulo de Romance decorre ao longo de todo o ano e é composto por vários exercícios e análise e discussão faseada sobre o trabalho dos alunos. No final do módulo/curso, os alunos deverão ter um romance
escrito, revisto e pronto para ser submetido a editoras.

CONFERÊNCIA SOBRE MERCADO DE TRABALHO

Debate com profissionais relevantes do mercado, apresentando a sua experiência e percurso profissional, discutindo o estado actual do sector e
ainda, aconselhando os alunos no seu ingresso no mercado. (em data a marcar em horário pós-laboral)

Formadores

Possidónio Cachapa | escritor e argumentista

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa.
Formado em Realização Televisiva pela ETIC (Escola Técnica de Imagem e Comunicação).
Autor de diversos romances, peças de teatro, contos e argumentos.
Colaborador com diversos jornais e revistas (DNA, JL, Egoísta, Visão, Focus, Máxima Diário de Notícias…)

Nuno Costa Santos | escritor e argumentista

É guionista e escritor.
Publicou, entre outros, os livros “Dez Regressos” e “Os Dias Não Estão para Isso”.
Trabalhou em jornais, rádio e televisão e é associado das Produções Fictícias.
Tem um programa no canal Q intitulado “Melancómico”.
Escreveu o texto da peça “Brel nos Açores” e prepara a biografia de Fernando Assis Pacheco.
Regularmente dá aulas de escrita criativa.

João Tordo | escritor e argumentista

Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Trabalha como guionista, depois de ter passado pelo jornalismo, tendo publicado, entre outros, n' O Independente, Sábado, Jornal de Letras, ELLE e a revista Egoísta. Escreveu, em parceria, o guião para a longa-metragem Amália, a Voz do Povo (2008). Foi vencedor do prémio Jovens Criadores em 2001. Publicou quatro romances, "O Livro dos Homens Sem Luz" (2004), "Hotel Memória" (2007), "As Três Vidas" (2009) e "O Bom Inverno" (2010). Venceu o Prémio José Saramago 2009 com o romance "As Três Vidas".
João Tordo é influenciado pela escrita de autores como Edgar Allan Poe, Herman Melville ou Dostoievski, e pela literatura policial e de mistério, construindo narrativas dentro de narrativas (narraception) e absorvendo o leitor através da imersão emocional nas suas histórias.

Margarida Fonseca Santos | escritora

Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa.
Escritora, sendo a maior parte da sua obra na área infanto-juvenil.
Publicou dois livros de canções para crianças (Histórias de Cantar e O Segredo da Floresta).
Escreve para teatro (O Navio dos Rebeldes, A Filha Rebelde, Falha de Cálculo, António Bispo do Porto...).
Formadora nas áreas de Formação Musical, Expressões (Musical/Dramática) e Escrita Criativa.
Responsável pelo módulo de Escrita Criativa na Pós-Graduação em Livro Infantil da Universidade Católica de Lisboa

José Mário Silva | jornalista e crítico literário

José Mário Silva nasceu a 2 de Março de 1972, em Paris. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é jornalista desde 1993. Neste momento, trabalha como freelancer. É coordenador da secção de Livros e crítico literário do jornal semanário Expresso, além de colaborador da revista Ler.
Publicou três livros: Nuvens & Labirintos (poesia, Gótica, 2001), ao qual foi atribuído o Prémio Literário Cidade de Almada; Efeito Borboleta e outras histórias (narrativa, Oficina do Livro, 2008); e Luz Indecisa (poesia, Oceanos, 2009).
Escreve diariamente sobre livros e literatura no blogue Bibliotecário de Babel.

João Barreiros | escritor

Conhecido pelo pseudónimo José de Barros, é um escritor, editor, tradutor e crítico português de ficção científica.
Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1977, e é professor do ensino secundário nessa área desde 1975. A sua experiência na educação levaram-no a escrever uma sátira semi-autobiográfica intitulada "O Teste" em 2000.

Diogo Madredeus | editor literário

Diogo Madre Deus, nasceu em Lisboa em 1974, sócio-fundador e editor da Cavalo de Ferro editores, sócio-fundador e editor da Cavallo di Ferro editore (Roma), licenciatura em Sociologia pelo ISCTE(Lisboa).

Tiago Salazar

Nasceu em Lisboa, em 1972.
Formou-se em Relações Internacionais e estudou Guionismo e Dramaturgia em Londres. Trabalha como jornalista desde 1991, tendo publicado, entre outros títulos, no Diário de Notícias, Grande Reportagem, Vogue e na revista Egoísta. Foi vencedor do prémio Jovem Repórter do Centro Nacional de Cultura, em 1995. Em 2010 foi bolseiro da Fundação Luso-Americana, em Washington, ao abrigo da Bolsa José Rodrigues Miguéis. Publicou quatro livros de viagens, Viagens Sentimentais (2007), A Casa do Mundo (2008), As Rotas do Sonho (2010) e Endereço Desconhecido (2011). Actualmente é cronista da revista Visão & Viagens e do suplemento Fugas, do jornal Público, guia de “Viagens Literárias” e formador de Escrita de Viagens. É ainda autor e apresentador do programa «Endereço Desconhecido», em exibição na RTP2.
www.tiagosalazar.com

EQUIPAMENTO

Sala com 16 computadores, internet, projector e dvd. Software: Open Office.

ADMISSÃO

12º Ano ou estudos superiores e conhecimentos mínimos de inglês e de informática. Entrevista com apresentação e análise de textos do candidato (qualquer género), preenchimento de ficha de candidatura e curriculum.

PREÇOS

INSCRIÇÃO

Inscrição – Oferta da inscrição (no valor de €150) até dia
15 de Outubro

PRESTAÇÕES

12 prestações de Outubro/13 a Setembro/14
noite - 256,67 euros *(231 euros com desconto de parceiro)

18 prestações de Outubro/13 a Março/15
noite - 171,11 euros (débito directo e sem descontos)

DESCONTOS

15% | Pronto Pagamento (no acto da inscrição)
15% | Inscrição em dois Cursos (apenas num dos cursos)
15% | Antigos alunos de cursos anuais
10% | * Parceiros (consultar em www.restart.pt)

Nota: descontos não acumuláveis

1 – O preço do curso inclui seguro escolar.
2 – O valor da inscrição não é reembolsável.
3 – As prestações são pagas até ao dia 5 de cada mês,
independentemente do dia de início e de encerramento do
curso.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

As inscrições são efectuadas após a admissão (ver
acima) e mediante o pagamento da inscrição e
apresentação de:
Currículo
Cartão de Cidadão ou B.I. e Cartão de Contribuinte (do
aluno e de quem paga a formação)
1 fotografia tipo passe
Certificado de habilitações
Comprovativo de morada
Comprovativo de titularidade da conta bancária de quem
paga o curso, no caso da opção de pagamento em 18
prestações por débito directo (cabeçalho de extracto
bancário com identificação do NIB).

FORMA DE PAGAMENTO

- Cheque à ordem de: Restarting, SA.
- Transferência bancária (no caso desta opção, o
comprovativo da mesma será anexado à ficha de
candidatura) NIB: 0033 0000 4523512841105
- Multibanco
- Numerário

CERTIFICAÇÃO

A Restart é certificada pela APCER (ISO 9001:2008) e pela
DGERT (Direcção Geral do Emprego e Relações de Trabalho).